Dúvidas Frequentes
1. P: Por que o Ministério está adotando a Autenticação Multifator?
A medida de segurança é para evitar o acesso indevido à conta do usuário. Mesmo se o login e senha for vazado, não será possível acessar a conta do usuário, pois será exigida a aprovação via smartphone para a efetivação do acesso.
2. P: A Autenticação Multifator é para acessar as aplicações do Ministério somente pelo smartphone?
Não. O acesso pode ser feito de qualquer dispositivo, tanto pelo computador, tablet ou smartphone. O smartphone será utilizado, juntamente com o aplicativo “Microsoft Authenticator” para efetuar a aprovação do acesso, independentemente de onde está sendo feito.
3. P: Vou precisar a Autenticação Multifator quando for acessar a internet no Ministério?
Não. O Multifator é utilizado somente quando o usuário for acessar determinadas aplicações, como VPN (para quem tiver), acesso ao e-mail (Webmail e Outlook), portal Office 365 e você.MJ.
4. P: Vou precisar a Autenticação Multifator quando for acessar o SEI?
No momento ainda não. No futuro, pretende-se integrar todas as aplicações do Ministério para que possam utilizar a Autenticação Multifator.
5. P: O que acontece se eu perder ou trocar de smartphone?
Você deverá fazer todo o processo de configuração novamente estando presencialmente na rede do MJSP.
6. P: Fiz todos os procedimentos corretamente, e não consigo acessar. O que devo fazer?
Você deve abrir um chamado no SATI para certificar-se que você possui uma licença de MFA atribuída para seu usuário.
7. P: Não acesso nenhum serviço fora da rede do MJ, o que muda para mim?
Todos os usuários que acessem alguns dos serviços informados anteriormente, fora da rede do MJ, terão que ativar o MFA em seu smartphone, caso contrário, a partir de quando foi ativado o MFA para o usuário, o acesso será negado. Para quem acessa os serviços somente a partir dos computadores do MJ, não haverá alteração no login. Mas, recomendamos fortemente que seja ativado o MFA para sua conta institucional.