O usuário deverá fazer a configuração inicial em um computador conectado LIGADO À REDE DO MINISTÉRIO.





PASSOS PARA HABILITAR O MFA:


Passo 1 – Acesse a página de validação do multifator de autenticação: (https://aka.ms/mfasetup)


Perceba que você foi redirecionado para a página abaixo:


 Clique na conta ou adicione o e-mail completo.


Passo 2 – A tela abaixo será exibida:

 

 Clique em “Próximo”



Passo 3 – A tela abaixo será exibida:






OBS.: Apenas mantenha a página abaixo aberta, sem clicar em “Próximo” ainda




Agora vamos para a configuração do Smartphone...

Depois voltaremos para a tela do computador para prosseguir.



Passos a serem executados no Smartphone:

Passo 1 – Acesse a loja de aplicativo em seu Smartphone e instale o aplicativo: “Microsoft Authenticator


Passo 2 – Ao abrir o Aplicativo clique na opção “>” para pular as telas:



Passo 3 – Na tela de” Contas”, clique no  que se encontra na tela:


Passo 4 – Selecione a opção “Conta corporativa ou de estudante”.



OBS.: Você deve dar permissão para o Aplicativo acessar a câmera do celular, pois isso será necessário para a leitura do código que aparecerá na próxima tela.


 Perceba que um leitor foi aberto na tela do seu Smartphone.


Volte na tela do seu computador, a mesma que deixamos aberto no “Passo 3” no computador:

 Clique em “Próximo”


A tela abaixo será exibida:



Passo 5 – Faça o Scan do QR-Code exibido na sua tela com o leitor que foi aberto automaticamente na câmera do seu Smartphone:

Caso apareça a tela abaixo, clique em “RECEBIDO”


Após clicar em “RECEBIDO” aparecerá no Smartphone a tela abaixo:


Passo 6 – Após voltar a tela do computador e clicar na opção “Próximo”. O Portal vai se certificar que selecionamos a opção correta no telefone.


Clique novamente em “Próximo”.



Após clicar em “Próximo” aparecerá no Smartphone a tela de aprovação:

Clicar em “Aprovar”



Passo 7– Após processar seu comando de aprovação a tela abaixo será exibida:


Clique em “Próximo”.



Passo 7.1 - ATENÇÃO: Em alguns casos pode ser que seja exigida a configuração do número do telefone, conforme mostrado na imagem abaixo:


Para isso, selecione o país Brasil (+55), e insira o número do seu telefone com o DDD.


Clique em “Próximo”.


Passo 7.2 - Após clicar em “Próximo”, você irá receber um código, por SMS.


Insira o código SMS e clique em “Próximo”. Você verá a tela abaixo:


Clique em “Próximo”.



Passo 7.3 - Após clicar em “Próximo”, irá aparecer a tela abaixo:




Passo 8 – Se a página abaixo foi exibida, isto significa que você concluiu com êxito a configuração do MFA.




ACESSANDO DE FORA DO MINISTÉRIO COM MFA


Após todos os procedimentos de configuração, o MFA já está habilitado e já pode ser utilizado para acesso às aplicações que já estão exigindo o procedimento de segurança.



Abaixo será demonstrado o acesso ao webmail do Ministério de fora da rede por meio de um computador qualquer:



WEBMAIL


Passo 1 – Acessando o webmail do Ministério:





Passo 2 – Digitando usuário e senha (usuário e senha da rede do Ministério):






OBS.: o nome de usuário deve ser digitado completo (com @mj.gov.br)



Neste momento, será enviada a Autenticação Multifator para aprovação no Smartphone:


Passo 3 – Aprovar ou negar a entrada.




Observe que a solicitação de aprovação aparece no Smartphone.


Somente depois de aprovado será liberada a entrada na aplicação do Ministério.


OBS. IMPORTANTE: só clique em APROVAR, se for você mesmo que estiver acessando a aplicação. Caso não reconheça o acesso, clique em NEGAR.


Parabéns!


Todos os passos foram executados. A tela da aplicação a ser acessada será automaticamente liberada em seu computador.



Caso você queira configurar agora seu cliente do Outlook, clique aqui.


Caso você queira configurar agora sua conexão VPN, clique aqui.